Informações importantes

 

  • Definição das Classes de Risco dos OGM
Classe de Risco Risco Características
Classe de Risco 1                                                     Baixo risco individual e baixo risco para a coletividade. O OGM que contém sequências de RNA/DNA de organismo doador e receptor que não causem agravos à saúde humana e animal e efeitos adversos aos vegetais e ao meio ambiente.
Classe de Risco 2 Moderado risco individual e baixo risco para a coletividade. O OGM que contém sequências de RNA/DNA de organismo doador ou receptor com moderado risco de agravo à saúde humana e animal, que tenha baixo risco de disseminação e de causar efeitos adversos aos vegetais e ao meio ambiente.
Classe de Risco 3 Alto risco individual e risco moderado para a coletividade. O OGM que contém sequências de RNA/DNA de organismo doador ou receptor, com alto risco de agravo à saúde humana e animal, que tenha baixo ou moderado risco de disseminação e de causar efeitos adversos aos vegetais e ao meio ambiente.
Classe de Risco 4 Alto risco individual e alto risco para a coletividade. O OGM que contém sequências de RNA/DNA de organismo doador ou receptor com alto risco de agravo à saúde humana e animal, que tenha elevado risco de disseminação e de causar efeitos adversos aos vegetais e ao meio ambiente.

 

  • Unidades Operativas
Unidade Operativa Características
Aviário Instalação física projetada e utilizada para criação e manutenção de aves.
Biotério Instalação física para criação, manutenção e manipulação de animais de laboratório em contenção.
Casa de vegetação                              Instalação física projetada e utilizada para o crescimento de plantas em ambiente controlado e protegido. As paredes e o teto são geralmente construídos de material transparente ou translúcido para permitir a passagem de luz solar.
Curral Instalação física destinada ao manejo de animais de interesse zootécnico.
Infectório  Local de manutenção e manipulação de organismos experimentalmente infectados.
Insetário  Instalação física projetada e utilizada para criação, manutenção e manipulação de insetos.
Laboratório de pesquisa                                           Instalação física projetada e utilizada para manipulação e experimentação (em regime de contenção) com OGM.
Tanque de Aquicultura                                         Instalação física projetada e utilizada para criação, manutenção e manipulação de organismos aquáticos geneticamente modificados.